Carta proposta enviada a municípios com cidades com mais de 20 000 habitantes:
Ruas Vivas para todos!
Devido à crise sanitária, este Verão será passado perto de casa, nos nossos bairros. Este ano, mais do que nunca, as nossas cidades deveriam dar aos seus habitantes ar limpo e espaços seguros. Convidamos todas as cidades Portuguesas a abrirem as suas ruas para que os seus cidadãos as transformem em lugares para viver, brincar e divertir, com toda a segurança, tanto em termos de segurança rodoviária como de saúde.
Incentivem e apoiem os vossos munícipes a imaginarem e proporem uma rua diferente - onde poderão conviver com os vizinhos, deixar as suas crianças brincar em segurança - uma rua que dê nova vida ao bairro ao ritmo do Verão!
Uma Rua Viva consiste em fechar uma rua ao tráfego motorizado em horários fixos e definidos. Cada habitante, comissão de moradores, clube recreativo ou Junta de Freguesia poderá fazer um pedido à Câmara Municipal, envolvendo os seus vizinhos ou habitantes do bairro. Poderão existir alguns critérios de avaliação da proposta - por exemplo, estar situada numa zona essencialmente residencial ou não ser atravessada por transportes públicos.
Mas o essencial é simplificar e não ser excessivamente burocrático. Ter coragem para experimentar!
Ver proposta da Cidade de Bruxelas