Visão Zero
Visão Zero é um conceito de segurança viária com origem na Suécia e que pode ser resumido na seguinte premissa: nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável. A abordagem é baseada no fato de que pessoas cometem erros e o actual modelo rodoviário incorpora riscos inaceitáveis – e esses erros podem ser prevenidos a partir de medidas de segurança como alterações no desenho viário e redução dos limites de velocidade. Por outras palavras, sistemas de segurança rodoviária devem ser desenvolvidos considerando as falhas humanas (Safe System Approach). O conceito potenciou resultados notáveis: desde que adotou a Visão Zero, a Suécia regista uma das mais baixas taxas de mortalidade no trânsito do mundo (apenas 3 em cada 100 mil habitantes). Além disso, as fatalidades envolvendo peões caíram quase pela metade nos últimos cinco anos naquele país.
A Comissão Europeia tem reiterado a adopção e compromisso pela Visão Zero e a Estrada Viva tem defendido desde a sua fundação a sua adoção pelo Estado Português, tanto a nível central como local. No entanto, até agora tem havido pouca repercussão e informação por parte das autoridades nacionais pela Visão Zero.
O Fórum Internacional dos Transportes da OCDE é uma organização intergovernamental com 59 países membros que funciona como um grupo de reflexão para a política de transportes e organiza a Cimeira Anual dos Ministros dos Transportes (incluindo Portugal). Em 2016 aconselhou os seus países membros a adotarem a Visão Zero com a publicação de um estudo que comprova não só a eficácia, mas a viabilidade da abordagem sueca: Zero Deaths and Serious Injuries – Leading a Paradigm Shift to a Safe System (em tradução livre, “Nenhuma morte ou ferimento grave – encaminhando a mudança para um sistema seguro”).